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A empresa alemã PUMA foi fundada em 1948 por Rudolf Dassler na cidade de Herzogenaurach. A história dessa gigante esportiva começa com a desavença entre dois irmãos: Rudof e Adolf Dassler — o fundador da Adidas. Sim, dois irmãos foram responsáveis pelo surgimento de duas das maiores empresas do ramo esportivo. Por mais de 70 anos, a PUMA extrai força e credibilidade de sua herança no esporte. Conheça mais dessa jornada e dos produtos PUMA!
História da PUMA
Em 1924, os irmãos Rudolf e Adolf Dassler fundaram a empresa “Gebrüder Dassler Schuhfabrik” (Fábrica de Calçados dos Irmãos Dassler) na cidade de Herzogenaurach, na Alemanha. A empresa teve desempenho e desenvolvimento muito rápidos. Muitos atletas alemães usaram os calçados da Dassler nas Olimpíadas de Amsterdã em 1928 e, em 1936, Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Berlim, utilizando calçados da marca. Porém, depois algumas visões diferentes e brigas entre os irmãos, no ano de 1948, Adi Dassler fundou a Adidas e Rudolf criou a Puma Fábrica de Sapatos Rudolf Dassler. O fundador da empresa gostaria que os atletas usando seus produtos tivessem as habilidades do felino puma, tornando-se rápidos e ágeis. Mesmo tendo que recomeçar do zero, Rudolf Dassler persistiu e continuou seu sucesso. A primeira chuteira da PUMA, a “ATOM”, encantou muitos atletas: em 1950, vários membros da seleção da Alemanha Ocidental usaram esta chuteira durante a primeira partida de futebol do país no pós-guerra, uma vitória por 1 a 0 sobre a Suíça, incluindo Herbert Burdenski, autor do gol da vitória. Esse momento marcou o esporte e a empresa, unindo os dois para sempre. Em 1958, o segundo logotipo da marca é patenteado: o "formstrip", que inicialmente criado para estabilizar o pé dentro do calçado, agora é uma marca comercial típica da PUMA encontrada em quase todos os calçados PUMA e é usada como um elemento de design. Um dos maiores esportistas de todos os tempos e o maior futebolista da história, o brasileiro Pelé utilizou chuteiras PUMA durante as Copas do Mundo das décadas de 60 e 70. O sucesso do jogador e da Seleção Brasileira ajudou impulsionar as vendas dos produtos ao redor do mundo. A empresa abriu seu capital, mas os planos não foram muito bem como esperavam. A empresa passou por momentos de dificuldades. Foi então que, em 1993, Jochen Zeitz é nomeado CEO aos 30 anos, tornando-se o presidente mais jovem da história da Alemanha a dirigir uma empresa de capital aberto. O CEO lidera a reestruturação da PUMA e transforma a marca em uma empresa premium de estilo de vida esportivo. Durante os anos 2000 a PUMA expande suas parcerias e fecha com grandes marcas do automobilismo —como a Ferrari — e do futebol, como a Seleção Italiana campeã do Mundo em 2006 e diversas seleções africanas. Outro marco foi a quebra de recorde de atletismo pelo atleta da PUMA Usain Bolt, em 2008. Hoje, a PUMA é uma das três principais marcas na indústria de artigos esportivos no mundo. A empresa patrocina grandes equipes como Manchester City, na Inglaterra, e Palmeiras, no Brasil. Celebridades como Selena Gomez, Adriana Lima, Lewis Hamilton e Pep Guardiola se tornaram embaixadores da marca e promovem toda a qualidade dos produtos PUMA ao redor do mundo. Ao longo das décadas a PUMA foi evoluindo, produzindo artigos de qualidade, muito estilo e conforto. São vários produtos esportivos e casuais que chamam se destacam em todo o mundo. E você, vai ficar de fora? Confira tudo de melhor que a PUMA pode oferecer!
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